Licentivos – Apoio À Indústria, Comércio E Turismo
A Licentivos está acreditada pelos Organismos IAPMEI / AICEP / Turismo de Portugal / Portugal 2020 / Compete 2020 para prestar serviços no âmbito dos Vales.
Os Vales têm por objetivo reforçar a capacitação empresarial das micro, pequenas e médias empresas portuguesas que por via do incentivo procuram potenciar a sustentabilidade dos negócios e melhor conhecimento de mercados.
Destina-se a projetos para aquisição de serviços de consultoria de inovação e apoio à inovação, abrangendo as áreas de consultoria de gestão, assistência tecnológica, consultoria na área da economia digital, consultoria para aquisição, proteção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento, consultoria relativa à utilização de normas e serviços de ensaios e certificação.
Destina-se a projetos para aquisição de serviços de consultoria imprescindíveis ao arranque de empresas, nomeadamente a elaboração de planos de negócios, a entidades acreditadas para a prestação do serviço em causa.
Destina-se a projetos que visem o conhecimento e a prospeção dos mercados internacionais de PME que não tenham iniciado o seu processo de internacionalização ou, tendo já iniciado, não registam atividade exportadora nos últimos 12 meses em relação à data da candidatura.
Destina-se a projetos que visem a promoção de diagnósticos comerciais, a identificação de oportunidades de internacionalização, ao nível de produtos/serviços e mercados associados, e das estratégias de marketing adequadas, designadamente permitindo uma evolução na cadeia de valor, incluindo a assistência técnica que permita a implementação imediata de decisões de marketing e atividades de prospeção inicial de mercados externos.
O Vale Indústria 4.0 tem por objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, com vista à melhoria da competitividade da empresa, alinhada com os princípios da designada ‘Indústria 4.0′. Pretende-se com esta medida a transformação digital através da adoção de tecnologias que permitem mudanças disruptivas nos modelos de negócio de PME.
O Vale Comércio pretende disponibilizar às empresas um diagnóstico que produza um conjunto de recomendações que lhes permita a definição de um plano de ação conducente ao reforço da capacitação empresarial das micro, pequenas e médias empresas. A medida apoia os setores do comércio, serviços e restauração que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com relevante criação de valor económico nas regiões em que se inserem e potencial de internacionalização ou de promoção do turismo em território nacional.
O Vale Economia Circular visa incentivar e desenvolver modelos de negócio inovadores e eficientes em termos de utilização e gestão de recursos e que contribuam para promover uma economia assente nos princípios da circularidade. As candidaturas elegíveis devem adotar planos estratégicos de eco-design de processos e produtos, eco-eficiência, eficiência energética, eco-inovação, simbioses industriais, extensão do ciclo de vida dos produtos, valorização de subprodutos e resíduos e desmaterialização e transformação digital.
Mantenha-se sempre a par das últimas novidades.