O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou que será aberto em breve um novo aviso do programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, com verbas adicionais ao Plano de Recuperação e Resiliência.
Segundo o relatório da Fase II do Programa Edifícios Mais Sustentáveis 2021/2022, publicado recentemente no site do Fundo Ambiental, foram pagas 70.344 candidaturas, num total 122,6 milhões de euros, o que equivale a 91% da dotação do programa.
A abertura de Novo Aviso do Programa Edifícios Mais Sustentáveis, segundo Duarte Cordeiro, surgirá na sequência da redistribuição das verbas do RePowerEU, que Portugal está a aguardar. O ministro afirma ainda que, “Assim que estiver confirmado, será lançado um novo aviso”.
No setor dos Serviços, o programa de apoio à eficiência energética tinha destinado 40 milhões de euros, mas o Governo recebeu candidaturas para mais de 100 milhões de euros, se todas forem aprovadas. A decisão final ainda não foi tomada, mas o Governo quer reforçar a verba deste aviso.
Novo aviso de 80 milhões para hidrogénio lançado até março 2023
“Estamos a contar ainda no primeiro trimestre lançar um novo aviso para hidrogénio verde e gases renováveis de 80 milhões de euros”, disse Duarte Cordeiro, contando que estes projetos sejam executados até ao final de 2024.
Para saber mais sobre o PRR visite bazucaeuropeia.pt.