Objetivo
Internacionalização dos modelos de negócio, através da adoção de estratégias de negócio mais avançadas, que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.
Entidades elegíveis
Micro, Pequenas e Médias Empresas.
Área Geográfica
Portugal Continental: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.
Ações elegíveis
- Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
- Marketing internacional;
- Presença online e e-commerce;
- Criação e promoção internacional de marcas;
- Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
- Qualidade e certificação específica para os mercados externos.
Principais condições de Aviso
- Exportar no ano pré-projeto (2023) pelo menos 200.000€;
- As operações suscetíveis de apoio devem apresentar um mínimo de despesa elegível total de 200.000€;
- Incentivo máximo de 315.000€ – totalizando um valor de investimento máximo elegível de 787.500€;
- Apresentar uma situação económico-financeira equilibrada com a apresentação de um rácio de autonomia financeira, no ano de 2022 ou no ano de 2023, de ≥ 15% para PME;
- Período de execução de 24 meses;
- Dispor fontes de financiamento para assegurar a realização da operação.
Atividades Excluídas
- Atividades previstas nos n.ºs 1 e 2 do artigo 4.º do REITD;
- Divisões 45 a 47.
Despesas Elegíveis
- Contratação de até 2 recursos humanos qualificados (≥ nível 6 do QNQ), incluindo o salário base de 2.250€ e encargos sociais obrigatórios (TSU);
- Custos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
- Serviços de consultoria especializados, incluindo:
- Despesas com a intervenção de TOC ou ROC na validação da despesa dos pedidos de pagamento, até ao limite de 5.000€;
- Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços;
- Custos de conceção e registo de novas marcas;
- Custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca;
- Outros custos de serviços de consultoria especializados, incluindo, nomeadamente, serviços relacionados com processos de auditoria e obtenção de certificações de sistemas, serviços e produtos na área do ambiente, como sejam obtenção do Rótulo Ecológico e sistema de ecogestão e auditoria (EMAS);
- Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo ações de prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos.
Regras e limites à elegibilidade de despesas
Serviço de alojamento – limite de 300€ por noite de realização da ação. No caso da participação em feiras podem ser considerados até mais 3 dias (2 noites), para além dos dias em que se realiza a feira.
Viagens internacionais, apoio por participante, dependendo da distância de ida percorrida, de acordo com a tabela seguinte:
Distância (km) | Montante (€) |
10 – 99 | 23 |
100 – 499 | 180 |
500 – 1999 | 275 |
2000 – 2999 | 360 |
3000 – 3999 | 530 |
4000 – 7999 | 820 |
80000 e acima | 1500 |
Taxa de Apoio
40% sob a forma de incentivo não reembolsável (fundo perdido).
Indicadores de Realização
- Nº de mercados alvo, comunitários e terceiros, apoios na operação;
- Nº de mercados abrangidos no âmbito de ações de marketing digital;
- Nº de ações de prospeção e captação de novos clientes nos mercados externos;
- Nº de presença em feiras e certames internacionais;
- Nº de lojas online criadas;
- Nº de novas adesões a marketplaces;
- Intensidade das exportações do beneficiário no ano pós-projeto (VN internacional no ano pós-projeto / VN total no ano pós-projeto).
Dotação Orçamental
32.000.000€
Período de Candidaturas
- 1ª Fase: até 30/09/2024
- 2ª Fase: até 30/12/2024