Objetivo
Apoiar projetos individuais de PME que, suportados em Planos Detalhados de E-commerce Internacional, visem especificamente a comercialização de produtos/serviços por canais digitais, sendo apenas admitidos os projetos que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de criação de loja própria online seja através da adesão a Marketplace.
Beneficiários
Empresas PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica que pretendam dinamizar as exportações online de produtos portugueses nos mercados internacionais.
Condições Gerais
- Realizar previamente o Diagnóstico E-commerce no site Portugal Exporta;
- Visar a exportação dos produtos e serviços;
- Apresentar / justificar uma estratégia sólida de internacionalização;
- Apresentar uma situação líquida positiva em 2023;
- Data limite de apresentação de despesa 30 de setembro de 2025.
Despesas Elegíveis
- Equipamentos e software relacionado com o projeto;
- Estratégias aplicadas a canais digitais para a gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- User-Centered Design (UX): estratégias digitais centradas na melhoria da experiência do cliente;
- Plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;
- Lojas próprias online e marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico;
- Social Media Marketing – redes sociais;
- Content Marketing: conteúdos digitais (texto, imagens, animações ou vídeos);
- Display Advertising: anúncios em sítios de terceiros, incluindo motores de busca;
- Mobile Marketing: adaptação em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise de dados relevantes para processos de gestão e tomada de decisão
- Recursos humanos com o mínimo de qualificação nível 6 (Licenciados) com competências em e-commerce e marketing digital.
Limites de Investimento
Investimento mínimo de 10.000€ e máximo de 25.000 €.
Taxa de Incentivo
50% a Fundo Perdido.
Prazo de submissão a decorrer até 04 de novembro de 2024.
Por uma questão de prudência, as empresas devem evitar a submissão de candidaturas nos últimos dias do prazo. A submissão tardia de candidaturas poderá impossibilitar a resolução de eventuais constrangimentos decorrentes do processo de validação/submissão.
O prazo para a apresentação de candidaturas mantém-se aberto até à receção de candidaturas que atinjam o limite apurado em função da dotação orçamental de 5 milhões.