Licentivos – Apoio À Indústria, Comércio E Turismo

Internacionalização via E-commerce

Internacionalização via E-commerce

O PRR apoia projetos de presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

Apoiar projetos individuais de PME que, suportados em Planos Detalhados de E-commerce Internacional, que visem especificamente a comercialização de produtos/serviços por canais digitais, sendo apenas admitidos os projetos que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de loja própria online seja através da adesão a Marketplace.

PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica que pretendam dinamizar as exportações online de produtos portugueses nos mercados internacionais.

  • Realizar previamente o Diagnóstico E-commerce no site Portugal Exporta;

  • Visar a exportação dos produtos e serviços;

  • Apresentar / justificar uma estratégia sólida de internacionalização;

  • Apresentar uma situação líquida positiva no ano pré-projeto.

  • Equipamentos e software relacionado com o projeto;

  • Estratégias aplicadas a canais digitais para a gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

  • User-Centered Design (UX): estratégias digitais centradas na melhoria da experiência do cliente;

  • Plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;

  • Lojas próprias online e marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão;

  • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico;

  • Social Media Marketing – redes sociais;

  • Content Marketing: conteúdos digitais (texto, imagens, animações ou vídeos);

  • Display Advertising: anúncios em sítios de terceiros, incluindo motores de busca;

  • Mobile Marketing: adaptação em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;

  • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise de dados relevantes para processos de gestão e tomada de decisão;

  • Recursos humanos com o mínimo de qualificação nível 6 (Licenciados) com competências em e-commerce e marketing digital;

  • Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;

  • Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas.

  • Investimento máximo elegível:

    • 10.000€ e 25.000€ para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras” (entre 20 a 75 pontos no Diagnóstico E-commerce);

    • 25.000€ e 85.000€, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados” (75 pontos ou mais no Diagnóstico E-commerce).

  • Taxa de apoio de 50% a Fundo Perdido.

Estar concluído e com resultados concretizados no prazo máximo de execução de 12 meses.

PRR

Candidaturas Abertas