O programa Transformar Turismo, previsto no Plano Reativar o Turismo, conta com uma dotação financeira de 20 milhões de euros nesta primeira fase e são elegíveis tanto entidades públicas como privadas. Nesta primeira fase, as candidaturas podem ser formalmente inseridas nas plataformas do Turismo de Portugal, a partir do dia 10 de janeiro e termina no final de março.
As prioridades do programa Transformar o Turismo passam por responder aos desafios atuais, tais como a “sustentabilidade, maiores níveis de acessibilidade, inclusão ou a digitalização“, com o objetivo de ajudar “à melhor estruturação” dos produtos turísticos. Tem como objetivo apoiar o setor na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente.
O Programa Transformar Turismo evolui no sentido da transformação do turismo para dar resposta às novas necessidades do setor e interesses do consumidor, e reforçar a sua dinâmica competitiva, com vista à superação dos objetivos e das metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027.
Conforme previsto no Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, este programa sucede assim ao Programa Valorizar, criado em 2016/2017, que teve como objetivo apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. As mais de 2.000 candidaturas recebidas ao longo de quatro anos, traduzindo um investimento de mais de 500 milhões de euros e um apoio financeiro de 115 milhões de euros, demonstram a oportunidade e o efeito de alavanca que o Programa Valorizar induziu na economia turística nacional. O programa “Transformar Turismo” resulta da “experiência” adquirida através do Programa Valorizar que foi claramente um sucesso e evoluiu ao introduzir novas prioridades, graus de exigência mais altos e um grau de ambição mais elevado.
De acordo com Rita Marques, o Programa Valorizar vai ainda continuar nos próximos tempos, porque há projetos que continuam a ser apoiados, “estão em execução”, mas quando estiverem concluídos será substituído na totalidade pelo programa Transformar o Turismo.