Licentivos – Apoio À Indústria, Comércio E Turismo

Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal é responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística nacional. É seu propósito reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa, fundamental para a geração de riqueza e emprego.

Medidas do Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal dispõe de um conjunto de medidas de apoio às empresas de turismo, nomeadamente:

  • Linha de Apoio à Qualificação da Oferta para projetos de criação, requalificação, modernização de alojamentos e empreendimentos turísticos, animação turística e restauração e outros serviços de turismo;
  • Microcrédito Turismo Interior para apoiar projetos de dinamização do interior do país, por micro e pequenas empresas do setor do turismo, como restaurantes, alojamentos e empreendimentos turísticos, agências de viagem e empresas de animação turística;
  • Turismo + Sustentável para apoiar investimentos na área da sustentabilidade ambiental;
  • Linha de Apoio + Eficiência Hídrica Algarve que se destina a micro, pequenas e médias empresas que desenvolvam atividades turísticas nas CAE respeitantes aos empreendimentos turísticos localizados na NUT II Algarve, com o propósito de melhoria da sua eficiência no consumo hídrico.

O crescimento do turismo acarreta a preocupação de garantir a sustentabilidade do turismo a longo prazo, baseada no equilíbrio de valores ambientais, económicos e socioculturais.

O Turismo de Portugal tem desenvolvido diretrizes de desenvolvimento de turismo sustentável e das práticas de gestão baseadas nestes conceitos, que se aplicam a todas as formas de turismo e em todos os tipos de destinos.

O Turismo de Portugal disponibiliza ainda indicadores de atividade e estatísticas, análises de mercado e tendências, assim como informação de mercado.​​​​​​​ Promover​ Portugal enquanto destino para visitar, viver, estudar ou investir e posicionando o turismo como um dos fatores de competitividade e de desenvolvimento da economia nacional é o desígnio do Turismo de Portugal que se materializa em várias ações e plataformas enquadradas na estratégia nacional de promoção turística definida de acordo com as propostas da Direção de Marketing e Mercados​ do Turismo de Portugal.

O Turismo de Portugal contribuiu para a qualificação da oferta turística porque:

  • Garante a transparência do mercado e dos serviços prestados aos turistas;
  • Intervém na gestão territorial, promovendo uma política adequada de ordenamento turístico e de estruturação da oferta;
  • Participa na autorização de atividades turísticas;
  • Acompanha a evolução da oferta turística nacional, através da classificação de empreendimentos e do registo de agências de viagens e turismo, agentes de animação turística e alojamento local.
Apoia o investimento turístico uma vez que:

  • Presta apoio técnico e financeiro às entidades públicas e privadas;
  • Gere instrumentos de apoio financeiro;
  • Incentiva práticas de excelência.
Promove a inovação e o empreendedorismo ao:

  • Apoiar a iniciativa empresarial através de sociedades de capital de risco, de investimento imobiliário e de garantia mútua, em cujo capital participa;
  • Acompanhar e apoiar as startups do turismo com programas como o FIT – Fostering Innovation in Tourism;
  • Promover a inovação e o uso da tecnologia na cadeia de valor do turismo, com especial foco na experiência dos turistas, soluções em sustentabilidade e big data, sendo membro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo (projeto âncora da iniciativa Turismo 4.0).

Para assegurar que a transição para uma economia sustentável e neutra em carbono se processa de forma justa.

Estratégia Turismo 2027

Estratégia Turismo 2027 é o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década.​

É uma estratégia partilhada de longo prazo, para o Turismo em Portugal, que visa os seguintes objetivos:

  • Proporcionar um quadro referencial estratégico a 10 anos para o turismo nacional;
  • Assegurar estabilidade e a assunção de compromissos quanto às opções estratégicas para o turismo nacional;
  • Promover uma integração das políticas setoriais;
  • Gerar uma contínua articulação entre os vários agentes do Turismo;
  • Agir com sentido estratégico no presente e no curto/médio prazo.

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