Licentivos – Apoio À Indústria, Comércio E Turismo

Viticultores recebem apoios de 2,7 milhões até final do ano para compensar prejuízos

Viticultores recebem apoios de 2,7 milhões até final do ano para compensar prejuízos

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou este sábado um apoio de 2,7 milhões de euros para cerca de 40 mil agricultores da área do vinho.

A seca, a guerra da Ucrânia, a pandemia e a consequente inflação tiveram efeitos negativos na rentabilidade dos agricultores. Os viticultores dificilmente conseguem distinguir se as repercussões na cadeia de abastecimento decorrem da pandemia, dos efeitos da guerra na Ucrânia ou da seca prolongada.

“Os apoios que estamos a dar aos agricultores são para fazer face aos impactos de um conjunto de situações na agricultura e que agravam a situação dos agricultores, a quem queremos garantir o rendimento”, assegurou a ministra. O objetivo principal desta medida é assim, começar a pagar, ainda em 2022, aos agricultores da vinha.

O PDR tem regras próprias e este apoio é uma medida excecional que foi aprovada pela Comissão Europeia, sendo necessário realocar as verbas para se poder disponibilizar num total 58 milhões de euros.

A abertura das candidaturas está dependente da reprogramação do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) em Bruxelas, que será em breve, visto que o Governo está a ultimar todos os processos.

 

Fonte: ECO – Economia Online

Contacte-nos para mais informação

Mais Notícias