Licentivos – Apoio À Indústria, Comércio E Turismo

VITIS

O VITIS constitui um regime de apoio para o setor vitivinícola nacional, no período 2019-2023, que visa a reestruturação e reconversão de vinhas.

Os apoios concedidos compreendem uma comparticipação financeira para a instalação da vinha, melhoria das infraestruturas fundiárias e sobreenxertia ou reenxertia.

Regime de Apoio à Restruturação e Reconversão das Vinhas – Programa VITIS

O programa VITIS corresponde a um Apoio à Reestruturação e Reconversão das Vinhas visando o aumento da competitividade dos produtores de vinho e a melhoria da qualidade do vinho.

Constituem candidaturas elegíveis ao apoio do VITIS aquelas que visam:

  • Parcelas de vinha cuja categoria de utilização seja a produção de uvas para vinho que após a aplicação do regime de apoio satisfaçam as condições de produção de vinho com denominação de origem (DOP) e vinho com indicação geográfica (IGP);

  • Autorizações de replantação;

  • Direitos de replantação.

Os apoios concedidos no âmbito do programa VITIS abrangem:

  • A reconversão varietal efetuada por replantação, sobreenxertia ou reenxertia;

  • A relocalização de vinhas efetuada por replantação noutro local;

  • A melhoria das técnicas de gestão da vinha efetuada através da alteração do sistema de viticultura e/ou melhoria das infraestruturas fundiárias.

Pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada ou pública, que exerçam ou venham a exercer a atividade de viticultor. Cumulativamente, o candidato tem que ser proprietário da parcela a plantar com vinha, ou detentor de título válido que confira o direito à sua exploração normal pelo prazo mínimo de 5 anos após a campanha de plantação e respeitar as disposições de incidência ambiental previstas na legislação em vigor.

A candidatura pode ser constituída de forma individual ou conjunta (candidatura de grupo, agrupada ou de emparcelamento).

Os apoios do programa VITIS correspondem a um valor unitário por hectare e por metro linear ou metro cúbico, no caso de melhoria das infraestruturas fundiárias, atribuído em função das características de instalação da vinha.

VITIS

Candidaturas Abertas